Tapete AirPower: Um adeus definitivo ou apenas um até breve?

Era um dos produtos mais antecipados da marca de Cupertino foi inesperadamente cancelado, mas será isto o fim do AirPower?

-

A Apple cancelou inesperadamente o produtos mais antecipado para quem faz parte do ecossistema da marca, mas quais foram as razões que levaram ao seu cancelamento e será isto mesmo o fim do AirPower?

O tapete de carregamento sem fios da Apple foi anunciado em Setembro de 2017 no evento de lançamento do iPhone X, e prometia a possibilidade de carregar três produtos, um iPhone, um Apple Watch e os AirPods.

O conceito era inovador e com este produto a Apple prometia deliciar os seus utilizadores com um gadget que não só possibilitava o carregamento de três produtos da marca em simultâneo, mas também permitia o carregamento em qualquer ponto do tapete de carregamento sem fios.

Demasiada inovação.

O ponto mais inovador do AirPower terá acabado por ser o seu tendão de Aquiles e, ao que tudo indica, a Apple não foi capaz de contornar todos os seus desafios. Em causa está a tecnologia que a marca pretendia implementar neste tapete de carregamento sem fios.

Fontes revelaram que a Apple pretendia colocar entre 20 a 30 bobines de carregamento sem fio no Tapete AirPower, isso permitia o carregamento em qualquer ponto do tapete, sendo ativada a bobine de carregamento mais próxima de onde o utilizador colocaria um dos produtos.

A quantidade de bobines resultou desde cedo em problemas de sobreaquecimento no tapete AirPower, um problema que aparentemente a Apple não foi capaz de ultrapassar, mais de 550 dias após a sua apresentação.

Preocupações da produção em massa do AirPower.

Nos meses após a sua apresentação, a Apple continuou a destacar o Tapete AirPower tanto no seu site como em produtos posteriormente lançados.

Ao que tudo indica, a marca de Cupertino poderá até ter tido exemplares do AirPower em funcionamento. Contudo a produção em massa do produto poderá ter sido uma das razões pelo qual a marca decidiu não entrar em “Produção em massa”.

A tecnologia presente no AirPower poderá ter ser demasiado instável para ser considerado um produto capaz de ser produzido em massa e com os altos padrões de qualidade espectáveis pela Apple. As palavras vieram diretamente de Dan Riccio, SVP de hardware engineering da marca:

“Depois de muito esforço, concluímos que o AirPower não atingirá os nossos altos padrões e cancelamos o projeto. Pedimos desculpas aos clientes que aguardavam este lançamento. Continuamos a acreditar que o futuro é sem fios e estamos comprometidos em levar adiante a experiência sem fios ”.

Para muitos utilizadores, e apesar de um preço que se estima rondar acima dos 200 euros, o AirPower seria bem vindo no seu arsenal de acessórios essenciais. A expectativa foi lançada e todos ansiávamos pela data do seu lançamento.

Apesar do choque no anúncio do cancelamento do Tapete AirPower, o futuro está escrito nas próprias palavras de Dan Riccio, e a Apple vai continuar empenhada nesta matéria, se através do conceito do Tapete AirPower que conhecemos, é a grande pergunta.

Desiludido ou não, a verdade é que o AirPower seria um produto fenomenal e pelas suas características, inovador em muitos aspetos! As expectativas foram demasiadas para este produto e havia genuinamente interesse por parte do mundo tecnológico, mas a demora foi demasiada, e tudo já se estava a tornar algo estranho.

Assim a decisão da Apple acaba por ser aceitável, e há interesse por parte da Apple em fazer as coisas como devem ser. Aceita-se a decisão por isso, mas não deixa de ser uma desilusão para muitos.

Talvez haja aqui um lição, a de não criar expectativas que não se consigam cumprir. Mas mais do que isso, a Apple tem uma responsabilidade maior do que aquela que nos últimos anos tem apresentado, e torna-se difícil não concordar com aqueles que dizem que a marca é incapaz de inovar..

Apesar disto tudo, não vemos como o Tapete AirPower não possa fazer parte dos acessórios sem fios da Apple no futuro, e mais do que um Adeus final, talvez não passe tudo de um, até breve!

Se tens dúvidas ou queres ficar a par das novidades e notícias do mundo Apple? Junta-te à comunidade Apple Fans Portugal no Facebook!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Recentes