Apple Pay em Portugal

O serviço de pagamentos da Apple tarda em estar disponível no nosso país e ainda não existe uma justificação clara sobre o porque de não podermos utilizar Apple Pay em Portugal.

Apple pay oferece um forma simples, segura e privada, de fazer pagamentos com o teu iPhone, iPad, Apple Watch e Mac. Vamos ver como funciona, o que pode estar a falta para a disponibilidade no nosso país e como conseguimos com um pouco de engenho dar a volta e utilizar o Apple Pay em Portugal.

O serviço na Europa ainda é limitado, no entanto, a sua expansão continua e encontra-se neste momento disponível na: Dinamarca, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Russia, São Marino, Espanha, Suécia, Suiça, Reino Unido, Cidade do Vaticano, Guernsey, Ilha de Man e Jersey.

Como funciona o Apple Pay?

Para utilizar o Apple Pay, o utilizador tem de adicionar o seu cartão de crédito, débito, ou pré-pago de bancos que participem e com quem a Apple é parceira. O serviço tanto funciona em lojas como em sites que dispõem o símbolo ou marca indicando o suporte do Apple Pay.

Precisas também de ter um IPhone SE ou posterior, isto porque estes iPhones dispõem de um método de transferência wireless de dados chamado NFC (Near field communication).

O NFC permite pagamentos através da proximidade de dois dispositivos que incorporam a tecnologia e, o seu maior benefício é o de não necessitar de uma ligação à Internet. Tudo funciona de forma simples e rápida, tal como acontece com o teu cartão de crédito ou de débito em muitos estabelecimentos no nosso país.

Logo de pagamentos “Contactless”.

Se estiver numa loja e depois de iniciar o Apple Pay num dos dispositivos suportados, apenas precisas de aproximar o seu dispositivo do terminal para efetuar o pagamento. Se já utilizou um serviço como o MBWAY ou um cartão de crédito ou de débito com a tecnologia, então vai estar familiarizado com o processo.

E o Apple Pay em Portugal?

O Apple Pay infelizmente ainda não é suportado no nosso país e tardam as respostas à razão de tanta demora. Sabemos que a banca Portuguesa e a Apple estão em negociações, e isso por si, já é bom sinal. No entanto ainda não está prevista uma data de lançamento.

Com a presença em maior parte dos países da Europa nada leva a crer que razões de segurança sejam a causa para o entrave.

Assim sendo, parece estar tudo associado a questões financeiras, ou seja, comissões pela disponibilidade do serviço por parte das instituições bancárias. Temos a presença no nosso país de bancos que fornecem o serviço noutros países ou regiões da Europa, e na verdade pode ser que seja tudo uma questão de legislação.

Num país como o nosso, parte integrante da moeda única, é incompreensível que um acordo com benefícios para os utilizadores da Apple demore tanto tempo a ser firmado.

É possível usar o Apple Pay em Portugal?

Apesar deste entrava é possível testar o serviço de pagamento no nosso país através de uma aplicação chamada boon.

O boon é uma plataforma de pagamentos que permite criar cartões de crédito virtuais e onde podes associar o Apple Pay. Assim e em alguns locais, podes utilizar o serviço de pagamentos da Apple.

 Boon: A aplicação que permite usar o Apple Pay em Portugal

Não é de todo uma situação ideal, mas para quem pretende compreender melhor como funciona o serviço da Apple é uma formaengenhosa de dar a volta a este problema.

Caso tenhas alguma dúvida sobre o processo, junta-te ao nosso grupo Apple Fans Portugal no Facebook?

Boon: A aplicação que permite usar o Apple Pay em Portugal