usar o apple pay em portugal

Uma coisa que muitos utilizadores da Apple há muito esperam é a capacidade de fazer pagamentos através do Apple Pay. Assim surge o boon, uma aplicação para desenrascar um problema que há muito não devia existir.

O serviço da Apple ainda não está disponível na banca portuguesa, será que há alguma forma de usar o Apple Pay em Portugal? A resposta é SIM! e neste tutorial vamos mostrar-lhe como pode configurar a aplicação boon e começar a usar o Apple Pay.

O Boon é uma aplicação que disponibiliza gratuitamente (ou quase) um cartão de crédito virtual para fazer compras online e (esta é a parte mais importante) onde podemos habilitar o Apple Pay com o teu iPhone e Apple Watch.

Isto permite que em qualquer máquina de pagamento automático contactless seja possível pagar apenas aproximando o nosso iPhone ou Apple watch ao terminal de pagamento, desde que o terminal suporte a tecnologia em questão. Para saber se o estabelecimento suporta o pagamento “Contactless”, procurem o logo que indica o suporte conforme a imagem em baixo.

Logo indicativo de suporte de pagamentos “Contactless”.

O que é preciso para usarmos o Apple Pay em Portugal com a Boon?

Para poderes utilizar o Apple Pay precisas de um IPhone 6 ou posterior, isto porque estes iPhones dispõem de um método de transferência wireless de dados chamado NFC (Near field communication).

O NFC permite pagamentos através da proximidade de dois dispositivos que incorporam a tecnologia e, o seu maior benefício é o de não necessitar de uma ligação à Internet. Tudo funciona de forma simples e rápida, tal como acontece com o teu cartão de crédito ou de débito em muitos estabelecimentos no nosso país.

A versão Basic desta aplicação permite fazer pagamentos até ao valor de 250€/mês e custa 1,49€/mês após o terceiro mês de uso. Ou seja, não havendo mais nenhum custo associado, podem usar o Apple Pay em Portugal pelo preço de 2 cafés por mês.

A seguir vamos explicar todos os passos que precisas de tomar para poderes configurar o Boon corretamente e assim começares a usar o Apple Pay em alguns estabelecimentos que o suportem.

1. Criar uma conta na Apple Store Irlandesa e descarregar a aplicação boon.

Para dar início a este processo, vamos precisar de criar um novo Apple ID. Para o poderem fazer apenas precisas de seguir os passos em baixo.

  1. Segue este link para criares uma nova Apple ID
  2. Selecciona na opção país a “Irlanda”
  3. Coloca os teus dados e termina a criação da nova conta.

NOTA: Se te der um erro no código postal, teremos de colocar um Irlandês. Para isso podes seguir este link.

Agora vamos seguir alguns passos para terminar a sessão existente na loja portuguesa da App Store. Abre a App Store no teu iPhone e no canto superior direito acede ao teu perfil depois escolhe a opção “Terminar sessão”.

Terminar Sessão App Store

Visto a aplicação não estar disponível na App Store Portuguesa, vais ter que mudar a região para a “Irlanda”.

  1. Vai a “Definições” no teu iPhone
  2. Seleciona a opção “Geral”
  3. Seleciona a opção “Idioma e região”
  4. Altera a região para “Irlanda”.

Alterar idioma no iPhone

Agora que alteraste a região podes abrir a App Store e fazer login com a conta que acabaste de criar. Feito isso, podes descarregar a aplicação Boon na App Store.

Logo da Aplicação boon na App Store

Depois de descarregada a aplicação, começa a criar uma conta com o vosso número de telefone real. Feito isso, o próximo passo será adicionar um cartão de crédito ou de debito para ir carregando o cartão virtual Boon.

  1. Para isso carreguem no botão “+”
  2. Escolhe a opção “Top UP”
  3. Adiciona um cartão na opção “Credit Card”.

 

2. Como adicionar fundos ao cartão virtual na aplicação Boon

Agora, para que o vosso cartão possa ter fundos para fazer pagamentos pela Apple Pay podem fazer o “top up” de duas maneiras:

  • Fazer uma transferência para o cartão virtual
  • Dizer que sempre que o cartão virtual desça abaixo de um determinado valor, o boon automaticamente carrega o cartão até chegar a um valor que tu defines, esta opção é chamada Auto Top-up.

3. Como adicionar e pagar com o Apple Pay usando o cartão virtual

Agora só falta mais uma etapa na aplicação Boon – adicionar o cartão virtual ao Apple Pay. Escolham adicionar ao “wallet” para adicionar ao iPhone. Nas definições da aplicação podes também adicionar ao teu Apple Watch.

 

E está tudo feito. Se quiserem fazer um teste ao Apple Pay testem a aplicação Boon e vejam como é fácil fazer pagamentos com o iPhone ou Apple Watch.

Aplicação boon no iPhone
Aplicação boon no Apple Watch

Notas finais

Como infelizmente ainda não podemos contar com o Apple Pay em Portugal de forma oficial, o boon é uma alternativa viável para quem pretende utilizar o Apple Pay no nosso país ou apenas testar o método de pagamento da Apple.

Até que a banca portuguesa e a Apple entrem em consenso, esta é a única forma de ter acesso ao serviço de pagamentos da Apple. Não sabemos quando poderemos contar com o serviço e até lá, o MBWAY vai cobrindo – e bem – as necessidades de pagamentos virtuais no nosso país.

Achas que o Apple Pay vai mudar os teus hábitos ou o MBWAY parece-te a opção mais válida? Deixa-nos um comentário!

Ficaste com dúvidas sobre o processo? Junta-te à comunidade Apple Fans Portugal no Facebook! Um espaço de debate sobre tudo relacionado com a maça!

Acompanha-nos também nas redes sociais FacebookInstagram e no nosso canal Youtube.