conectar ao novo iPad Pro

Depois de lançado o novo iPad Pro e com a introdução da entrada USB-C, surgem dúvidas sobre o que se pode conectar a este novo iPad.

Longe vão os dias de “dança” para conectar um cabo a uma entrada, independentemente do tipo, e tudo isto é graças ao conector reversível. Estamos a falar da entrada USB-C e o conector Lightning da Apple. Ambos são incríveis e úteis para os consumidores, mas os dois são bem diferentes. E não é uma questão de Android vs iPhone..

O que é o USB-C?

O USB-C, ou tecnicamente conhecido por USB Type-C, é o mais recente e versátil conector USB de todos os tempos Se possuis um telemóvel recente não Apple, ele já vem “equipado” com uma porta USB-C para carregar a bateria. Se tens o MacBook ou o MacBook Pro mais recente, esta é a única porta disponível.

A entrada USB-C, está espalhada na grande maioria dos dispositivos móveis e computadores, mas nem todas as entradas e conectores USB-C são criados iguais.
A explicação? Porque o USB-C é na verdade apenas o estilo de conector e entrada, o verdadeiro poder vem da tecnologia USB 3.1 que ele possui.

Qual é o poder tecnologia USB 3.1

Esta tecnologia, pode fornecer até 100 W de energia, tendo uma taxa de transferência muito maior. Também suporta a tecnologia Thunderbolt 3 para uma transferência ainda mais rápida, mas como em tudo na vida, nada é um mar de rosas e nem todos os conectores USB-C têm velocidades USB 3.1 e/ou Thunderbolt.

Embora o antigo USB com o qual estamos familiarizados seja usado principalmente para armazenar e transferir documentos, o novo padrão USB-C não se limita a isso. Através deste novo padrão, podes transmitir imagens para monitores com suporte para desempenho total de DisplayPort A / V até uma resolução de 8K. É também compatível com versões anteriores de VGA, DVI e HDMI, mas para tal, precisas de ter os adaptadores adequados.

O que é o cabo Lightning?

Este cabo, é prioridade da Apple. A empresa de Cupertino já tinha o seu próprio conector com os primeiros iPhones, o conector de 30 Pinos, mas foi apenas desde a introdução do conector Lightning, juntamente com o iPhone 5 em 2012, que fez o seu próprio design popular.

A especificação técnica do Lightning é bastante limitada, mas quando foi lançada, os testes mostraram que as suas velocidades iam até 480 mbps. Em 2015 o iPad Pro mostrou uma velocidade mais rápida, mas ainda é apenas metade da velocidade do USB 3.1.

O conector Lightning é usado exclusivamente para conectar dispositivos móveis da Apple, como iPhones, iPads e iPods a monitores externos, câmaras, carregadores de bateria e outros dispositivos.

Qual é o melhor?

Quando combinado com a tecnologia USB 3.1 ou Thunderbolt 3, o USB-C é mais rápido, mais potente e oferece maior versatilidade que o Lightning. Ele também é amplamente adaptado para as tecnologias de consumo, seja telemóveis, computadores ou outros dispositivos móveis. O USB-C é o futuro e a Apple já o aceitou nos seus MacBooks de topo.

O que podes conectar ao teu iPad Pro através do conectar USB-C?

Os novos iPad Pro possuem uma porta de entrada USB-C, mas isso não que dizer que qualquer conector USB-C funcione com o iPad Pro, havendo ainda algumas limitações.

Através desta ligação podes:

  • Conectar monitores externos;

O novo iPad Pro pode-se conectar diretamente a monitores USB-C, que comunicam através do padrão DisplayPort.

O mais aborrecido é não poderes usar o cabo USB-C que vem na caixa com o iPad, para tal precisas de um cabo USB que suporte conexões de banda larga. Caso não possuas, a Apple sugere comprar um cabo Thunderbolt 3 na Apple Store. Mesmo que o iPad não suporte Thunderbolt, os cabos são compatíveis com versões anteriores do USB-C de banda larga.

Se quiseres conectar a um monitor que não tenha uma porta USB-C, como HDMI, podes precisar de algum adaptador.

  • Carregar outros dispositivos;

A porta USB-C no iPad Pro pode carregar dispositivos conectados com velocidades de carregamento até 7,5 W. Caso tenhas um cabo USB-C para Lightning, podes conectar o iPhone e carregá-lo com o iPad. Caso tenhas dois novos iPad Pros, podes usar o cabo USB-C para USB-C incluído para conectá-los e carregar o outro.

A Apple lançou recentemente um cabo USB-C para o Apple Watch, que te permite pode carregar o Apple Watch em movimento.

  • Importar fotos e videos do armazenamento externo;

O iPad não suporta armazenamento externo genérico, ou seja, não podes conectar uma unidade flash USB-C e ver os arquivos no aplicação Arquivos. – Isto é uma limitação do sistema operativo que muitos esperam que a Apple aborde numa futura atualização de software.

No entanto, podes usar a aplicação Fotografias para importar fotos e vídeos do armazenamento USB. Caso tenhas um sem número de fotografias num disco rígido USB,  podes conectá-lo ao iPad e usar a guia “Importar na aplicação Fotografias”, para extraíres as fotos e vídeos.

O mesmo funciona com as câmaras que possuem portas USB-C ou Mini-USB. Caso tenhas o cabo ou adaptador apropriado, com o cabo USB-C, podes fotografar com a tua câmara e conectá-la imediatamente ao iPad para importar os arquivos e ver as fotos num ecrã grande. O mesmo equivale para os cartões SD, de salientar que a Apple agora oferece o seu próprio leitor USB-C para SD Card.

  • Conectar teclados e cabo de rede para a Internet;

O iPad possui drivers para muitos tipos básicos de acessórios USB. O iOS não permite a instalação de drivers adicionais, mas oferece suporte a um número surpreendente de dispositivos externos básicos que usas num computador.

Se tiveres um teclado USB-A, podes usar um adaptador USB-C e conectá-lo. O iPad vai detectá-lo e depois é só começares a escrever.

Outra coisa que o iPad suporta é a Ethernet, ou seja, podes ligar o cabo de rede ao teu iPad se não poderes usar o Wi-Fi.

  • Conectar colunas externas, microfones ou dispositivos MIDI de áudio;

O iPad não possui uma entrada de Auscultadores, caso tenhas Auscultadores USB-C, eles serão conectados diretamente.

Podes conectar dispositivos de áudio como teclados MIDI ou microfones usando USB.

Esperamos assim que tenhas ficado elucidado sobre todas as capacidades desta nova conexão existente no iPad.

Ficaste com alguma dúvida? Junta-te à comunidade Apple Fans Portugal no Facebook! Uma comunidade e espaço de debate sobre tudo relacionado com a Apple!